A Lista Fechada é um sistema de votação de representação proporcional onde os eleitores votam apenas em partidos, e não nos candidatos.
No sistema de lista fechada, cada partido apresenta previamente a lista de candidatos com o número correspondente ao círculo eleitoral, esses candidatos são colocados ordenados crescentemente e o número de eleitos será proporcional ao número de votos que o partido obteve, nesse sistema os candidatos no topo da lista tendem a se eleger com mais facilidade.
Atualmente, escolhemos nossos representantes por um sistema de lista aberta. Ou seja, o eleitor vota no candidato. Assim, a ordem da lista de candidatos eleitos de cada partido é definida depois da votação nas urnas.
Como funciona?
Antes das eleições, existem diversas reuniões nos partidos onde são definidos os candidatos de cada partido e as alianças que serão firmadas ( beneficiando o primeiro na lista que cada partido escolher ).
Após decisão dos partidos a lista é apresentada ao eleitor que escolherá em qual da lista votar. Atentando para quantidade de votos recebida, cada partido teria direito a um número proporcional de vagas na Câmara de deputados ou de vereadores.
Na lista fechada os partidos definiriam antes das eleições quais candidatos têm prioridade para ser eleitos, dependendo do número de votos que esses partidos receberem; ou seja, dada as condições vividas hoje pelo nosso país, seria um retrocesso.
Se o seu candidato tiver no final da lista será quase que impossível a eleição dele ( seguindo a prioridade do partido ).
Como acredito que essa atitude seja para blindar os políticos que estão com medo de perder espaço; "nada tem de democrático"